A Melhorteste.pt passa muitas horas a pesquisar para ajud√°-lo a encontrar os melhores produtos para comprar. Cada produto aqui √© selecionado independentemente pela nossa equipa. Se comprar algo atrav√©s de links no nosso conte√ļdo, podemos ganhar uma pequena comiss√£o que ajuda a apoiar o nosso trabalho.

Os Melhores Purificadores de Ar 2022

Os purificadores de ar estão entre os aparelhos que só recentemente começámos a utilizar e dão origem a perguntas como: “Nós nunca os usámos anteriormente e estávamos bem, porquê utilizar agora?
Porqu√™, realmente? Sim, a humanidade sobreviver milhares de anos sem purificadores de ar, mas tamb√©m sofremos de in√ļmeras doen√ßas, morte e sofrimento que se podia evitar pelo caminho. Al√©m disso, nem sempre pass√°mos tanto tempo fechados nos nossos apartamentos.

Os purificadores de ar ajudam com a miríade de pó, bolor, bactérias, vírus e outros alérgenos no ar da nossa casa, tornando-o muito mais saudável e agradável de respirar. No entanto, existem muitos tipos e modelos diferentes. Por isso, listamos abaixo os melhores tipos de purificadores de ar que deve considerar.

Imagine
Nome do Produto
Avaliação
Compre
1 de 10
5.0
2 de 10
4.9
3 de 10
4.8
4 de 10
4.7
5 de 10
4.6
6 de 10
4.6
7 de 10
4.5
8 de 10
4.5
9 de 10
4.4
10 de 10
4.4

Os diferentes tipos de purificadores de ar

O primeiro aspeto digno de nota sobre os purificadores de ar é a quantidade de diferentes tipos existente:

Purificadores de ar HEPA

Os filtros HEPA s√£o um m√©todo de filtra√ß√£o popular em muitos aparelhos e s√£o um dos m√©todos preferidos de filtra√ß√£o para a maioria dos purificadores de ar. HEPA significa ‚ÄúHigh-efficiency particulate air‚ÄĚ. Estes filtros trabalham criando uma fina barreira f√≠sica que apanha 99.7% de todas as part√≠culas do ar maiores que 0.2 m√≠crones. Dependendo da frequ√™ncia de utiliza√ß√£o, estes filtros t√™m de ser trocados passados v√°rios meses, mas s√£o √≥timos por melhorar a qualidade geral do ar da sua casa

Purificadores de ar com carbono ativado

Outro favorito dos f√£s, os filtros de carbono ativado e os purificadores de ar s√£o melhores que os filtros HEPA ao lidar com o fumo, cheiro a tabaco e gases que atravessam o filtro HEPA. No entanto, os dois funcionam melhor quando utilizados em conjunto ‚Äď primeiro, um filtro HEPA capta as maiores part√≠culas, e depois um filtro de carbono ativado lida com os odores e gases. Qualquer bom purificador de ar para uma utiliza√ß√£o completa deve ter os dois sistemas.

Purificadores de ar com luz ultravioleta

Filtros UV parecem algo que n√£o dever√° funcionar e s√£o apenas um engodo, mas a luz UV mata realmente os agentes patog√©nicos nocivos, as bact√©rias e v√≠rus no ar. Estes filtros funcionam atrav√©s da suc√ß√£o e da filtragem do ar da sua casa, atrav√©s de uma pequena c√Ęmara cheia com luz UV, que elimina os organismos nocivos do ar antes de o libertar de volta para dentro da sua casa. Os filtros de luz UV funcionam melhor em conjunto com os filtros HEPA e carbono ativado. Isto acontece porque se o p√≥ ou outras part√≠culas inorg√Ęnicas grandes n√£o forem removidas primeiro do ar, podem mascarar as bact√©rias e v√≠rus da luz UV.

Purificadores de ar iónicos

Os purificadores de ar i√≥nicos funcionam com um princ√≠pio ainda mais bizarra ‚Äď em vez de filtrar o ar, emitem i√Ķes negativos para o ar e for√ßam a poeira, o bolor e outras part√≠culas no ar a criar aglomerados. Isto faz com que se tornem demasiado pesados para permanecerem no ar e, eventualmente, caem no ch√£o ou nas paredes, onde poder√£o se mais facilmente limpos. Alternativamente, se forem absorvidos para um filtro HEPA, ser√£o suficientemente grandes para l√° ficarem.

O problema √≥bvio dos purificadores i√≥nicos √© que n√£o purificam realmente o ar, apenas mudam a composi√ß√£o das suas part√≠culas. No entanto, n√£o deixa de ser √ļtil, com a combina√ß√£o certa de filtros.

Purificadores de ar eletrónicos

Agora que cobrimos os quatro m√©todos principais de filtragem, vamos ver outros tipos de purificador de ar. Os purificadores de ar eletr√≥nicos s√£o solu√ß√Ķes para toda a casa, desenhados para trabalhar em conjunto com os sistemas de ar condicionado ou forno. Utilizam tanto purificadores i√≥nicos como filtros HEPA e funcionam da seguinte forma: carregam e prendem os poluentes no ar.

Purificadores de ar centralizado

Semelhantes aos purificadores de ar eletrónicos, os sistemas de ar centralizado também se ligam às condutas da sua casa. No entanto, não usam purificadores iónicos, focando-se maioritariamente numa combinação de filtros HEPA e de carbono ativado.

Purificadores de ar autónomos

Se n√£o deseja conectar nada aos seus sistemas de forno e ar condicionado, pode escolher um aparelho aut√≥nomo. Estes aparelhos t√™m diversas formas e tamanhos e usam diferentes combina√ß√Ķes de filtros. Os tipos mais comuns e eficazes usam filtros HEPA, de carbono ativado e de luz UV (nesta ordem).

O que devo ter em conta quando comprar um purificador de ar?

Com tantos tipos diferentes de purificador de ar, é importante saber o que está à procura para a sua casa. Aqui estão alguns fatores a ter em mente:

De que tipo necessita?

Como já viu anteriormente, todos os métodos de purificação e/ou filtração diferentes são específicos para cada contaminante do ar. Por isso, a sua melhor aposta será escolher um aparelho que utilize vários e diferentes métodos de filtração ou identificar exatamente o problema e encontrar aquele que se adeque.

Volume, capacidade e potência

O próximo passo é certificar-se que o seu tipo preferido seja capaz de filtrar o ar da sua casa. Isto significa que deve ter a capacidade e potência para ligar com o volume de ar da sua casa. Dependendo da configuração da sua casa, adquirir vários aparelhos poderá ser uma boa ideia.

Qualidade

O próximo fator altamente importante é escolher um aparelho de qualidade. Existem bastantes modelos e marcas de purificador de ar no mercado e é fácil ser-se enganado.

Caracter√≠sticas adicionais que podem ser √ļteis

Agora que escolher um produto de alta qualidade e o tipo adequado às suas necessidades, é tempo de escolher as características preferidas.

  • Diferentes velocidades program√°veis, configura√ß√Ķes do modo, temporizadores, controlo remoto e outros.
  • Compatibilidade com aplica√ß√Ķes m√≥veis para o ajudar a observar facilmente o que se passa.
  • Opera√ß√£o em silencia para n√£o perturbar o seu dia-a-dia.
  • Um bom design que seja agrad√°vel √† vista e que se encaixa no interior da sua casa.

Como pode observar, existe diversos tipos diferentes de purificador de ar √† escolha, mesmo sem contar com os milhares de diferentes modelos por tipo. Alguns s√£o melhores que outros numa √°rea espec√≠fica e muitos s√£o bastante especializados. Escolher o tipo certo para si, depende primeiro da identifica√ß√£o do problema que quer resolver. Afinal de contas ‚Äď tem tudo a ver com encontrar um modelo de alta qualidade com as caracter√≠sticas que goste.

Avalie este artigo:
Votado por: 5 Média: 5
Bot√£o Voltar ao Topo